Obesidade pode causar doenças do diabetes ao câncer

Obesidade pode causar doenças do diabetes ao câncer

Curtir
33
0
quarta-feira, 18 outubro 2017
Dicas

Realidade vivida por 18,9% dos brasileiros, a obesidade pode resultar em diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardíacas, por exemplo.

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, mais da metade da população estava acima do peso recomendado no ano passado. Os dados mostram que houve, paralelamente ao aumento da obesidade, crescimento de doenças como diabetes (8,9% em 2016) e hipertensão (25,7%).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a obesidade também está relacionada à maior probabilidade de 13 tipos de câncer: esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, rins, mama (nas mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide e mieloma múltiplo.

Neste ano, o Ministério da Saúde assumiu três objetivos importantes para a população adulta brasileira até 2019: reduzir o aumento da população obesa com políticas de segurança alimentar; diminuir em pelo menos 30% o consumo de refrigerantes e sucos artificiais; e aumentar em 17,8% o número de pessoas que consomem frutas e verduras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.